Neste sábado (06/09), o PT do Ceará realiza o 17º Encontro Estadual, reunindo 500 delegados em Fortaleza. O objetivo é reorganizar os diretórios após as eleições internas (PED) e discutir estratégias para 2026 — incluindo a possibilidade de lançar candidatura própria ao Senado.
O vereador Aglaylson, da Executiva Nacional do PT, destacou que o encontro avaliará a atuação do partido no Estado e definirá rumos para a reeleição do governador Elmano de Freitas. Ele afirmou que o PT deve buscar estar na chapa majoritária e ampliar sua bancada na Assembleia e na Câmara para fortalecer o projeto local e nacional.
Carlos Filho, secretário da Regional I de Fortaleza, informou que o grupo do deputado José Guimarães defende sua indicação para disputar o Senado, com apoio do governador Elmano e do ministro Camilo Santana. Guimarães já se posiciona como pré-candidato e busca espaço na chapa governista.
Aglaylson, porém, ressaltou que o momento é de decidir se haverá ou não candidatura própria do PT ao Senado, sem entrar em nomes específicos. A definição dos pré-candidatos virá em etapa posterior.
Além das discussões eleitorais, o encontro também apresentará a nova direção estadual e a comissão executiva do partido, além de aprovar o documento político que orientará o PT no Ceará pelos próximos quatro anos.




