Seis dias, mais de 240 quilômetros e um testemunho de fé e devoção a São Francisco das Chagas. Para agradecer pela cura do filho mais velho de uma grave doença, o fotógrafo cearense José Antônio Mendes, de 51 anos — conhecido como J. Mendes —, percorreu a pé o trajeto de ida e volta entre o municipio de Monsenhor Tabosa e Canindé. Parte do caminho foi feita sozinho, em um ato de cumprimento de promessa feita há anos.
Devoto do padroeiro de Canindé, J. Mendes recorreu à fé em 2009, quando seu primeiro filho, com cerca de um ano de idade, foi diagnosticado com meningite — inflamação das meninges causada por agentes infecciosos. Naquele momento difícil, prometeu que, se a criança se curasse, faria a peregrinação a pé entre as duas cidades. A graça foi alcançada: o menino se recuperou completamente, sem sequelas.
Então, no fim de setembro deste ano, o fotógrafo decidiu que era hora de honrar seu voto. A caminhada revelou-se uma jornada transformadora, em que enfrentou medos e cansaço, mas também redescobriu a gratidão e a força da fé que o sustentou desde o diagnóstico do filho.
.png)

