Estudante do ES é preso por ameaçar matar deputado Nikolas Ferreira


Um estudante do Espírito Santo foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (11/09) por ameaçar de morte o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) nas redes sociais. A prisão ocorreu no interior do estado, e o suspeito foi levado à unidade da PF em São Mateus.


Após lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de ameaça (art. 147 do Código Penal), o estudante foi liberado, mediante compromisso de comparecimento ao Poder Judiciário e com assistência jurídica.


A identidade do preso foi divulgada pelo próprio deputado como Adalto Gaigher Junior, estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A universidade confirmou a informação e informou que o caso não ocorreu dentro do campus.


A Ufes abriu processo administrativo para apuração dos fatos e encaminhou o caso à Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição, que definirá as providências disciplinares após conclusão da investigação.


A PF instaurou inquérito para apurar outras possíveis ameaças e a eventual participação de terceiros. A prisão foi resultado de representação do deputado, que relatou perseguição contínua desde 2023 e compartilhou mensagens anteriores com ameaças explícitas, como “Nikolas eu vou te matar a tiros”.


A conta do estudante no X (antigo Twitter) foi encerrada. A Ufes e a PF reforçaram que o ato é individual e não representa instituições.

A reportagem do g1 não conseguiu contato com a defesa do acusado, que permanece em posição de resposta.


Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem