Três professores de Matemática da rede pública do Ceará conquistaram a medalha de ouro na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr): Breno Ricardo Oliveira Marques, Renato Oliveira Targino (ambos de Fortaleza) e Rodolfo Soares Teixeira (de Ipu).
Com a vitória, os docentes vão participar de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai (China), em maio de 2026, onde visitarão o Centro de Educação para Professores da Unesco na Universidade Normal da China.
Mais de 1,2 mil professores de todo o país participaram desta edição, e 122 foram premiados: 20 receberam ouro, 19 prata, 42 bronze e 41 menção honrosa. O Ceará ainda obteve quatro medalhas de prata e quatro de bronze.
Rodolfo, com 15 anos de carreira, considerou a conquista um reconhecimento pelo seu trabalho docente e pela conexão com seus alunos, que valorizam seu ensino colaborativo.
Renato aposta em metodologias práticas para tornar a matemática mais acessível, usando atividades simples (como dobrar uma folha A4 para explorar frações e áreas), para trazer os alunos para o centro da aprendizagem.
Já Breno, que é diretor e docente, afirmou que a etapa de produção de vídeo da olimpíada o fez revisitar sua trajetória, refletindo sobre o impacto de sua carreira na comunidade escolar, incluindo depoimentos de colegas, alunos e gestores.
Os três professores demonstram grande expectativa com o intercâmbio na China, vendo nele uma chance de aprender práticas educacionais de alta qualidade e trazer ideias para inovar o ensino da matemática no Brasil.
Fonte: DN
📱 Siga o @mtnews2025
