Uma parceria entre a Tecban e a Elo lançou um método de pagamento baseado na leitura biométrica da palma da mão. A ideia é permitir transações sem cartão, celular ou relógio, usando apenas a palma para autenticar pagamentos via débito, crédito ou Pix.
Para usar o sistema, o cliente primeiro cadastra a biometria da mão em um dispositivo especializado, concede consentimento para uso dos dados (com opção de revogá-lo depois) e valida a identidade junto ao seu banco.
Nos locais que oferecem essa tecnologia, basta escolher a opção de pagamento por biometria e posicionar a mão sobre um terminal multibiométrico compacto da Tecban para finalizar a compra.
O projeto já passou por testes: houve um piloto com a 4CashPay entre abril e maio e, em outubro, a tecnologia foi testada durante a “Banco do Brasil Digital Week”, em Brasília.
A iniciativa surgiu no “Elo Hack”, programa de inovação da Elo, e envolveu a 4CashPay para fazer a parte de autenticação biométrica. Uma prova de conceito com funcionários da Elo mostrou que as transações foram bem aceitas e até mais rápidas que os métodos convencionais.
Os executivos da Tecban destacam que a solução reforça a experiência presencial, enquanto a Elo ressalta que pagar apenas estendendo a mão é algo intuitivo e seguro.
Se a tecnologia for bem adotada, pretende-se expandir para outros ambientes comerciais e financeiros, com emissores de cartão e varejistas, consolidando a biometria da palma como uma tendência nos pagamentos presenciais.
Fonte: terra
📱 Siga o @mtnews2025