Na manhã desta quarta-feira (22/10), o Ministério Público do Ceará, por meio da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), em conjunto com a Polícia Civil do estado, deflagrou uma operação para desmontar um suposto esquema de fraudes em contratos de limpeza urbana. As ações ocorreram nos municípios de Hidrolândia e São Gonçalo do Amarante, com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em residências, empresas e repartições públicas, resultando na detenção de seis pessoas.
Entre os presos estão Lucas Rodrigues, identificado como dono da LR Construções; o ex-deputado federal Totonho Lopes, historicamente alinhado ao senador Cid Gomes; e Francisco Jerberson Timbó Magalhães, conhecido como “Jerbinho do Totonho”, ligado ao ex-prefeito de Ipu, Sérgio Rufino. Também foram conduzidos à delegacia a filha de um empresário do setor lotérico e uma secretária administrativa vinculada a uma construtora envolvida nas investigações.
As investigações tiveram origem em uma denúncia protocolada em junho de 2024 pelo vereador Thiago dos Santos Rocha, que preside a Comissão de Obras da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. Diante das alegações, o MPCE realizou uma vistoria no município entre os dias 9 e 13 de junho de 2025, encontrando indícios concretos de irregularidades na execução dos contratos de limpeza pública, o que motivou a operação desta quarta-feira.
Fonte: CN7
