Governo Lula gastou mais de R$ 13 milhões com anúncios em redes sociais em três meses


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou de forma expressiva os gastos com publicidade digital nas redes sociais nas últimas semanas. Dados divulgados pela plataforma da Meta mostram que, nos últimos 30 dias, os investimentos em anúncios chegaram a R$ 8,4 milhões — uma média de R$ 283 mil por dia. O valor representa um aumento de 360% em relação aos dois meses anteriores, quando o total desembolsado foi de R$ 4,7 milhões, equivalente a uma média diária de R$ 77 mil.


A peça mais impulsionada no período foi a campanha de divulgação do projeto de lei que isenta do Imposto de Renda os trabalhadores com renda mensal de até R$ 5 mil. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional na última quarta-feira (1º). A conta oficial do governo federal lidera, de forma isolada, o ranking de perfis que mais utilizam os serviços de impulsionamento político na plataforma da Meta, que engloba Facebook e Instagram.


A intensificação dos gastos em publicidade digital coincide com a estratégia do Palácio do Planalto de ampliar a comunicação direta com a população sobre medidas econômicas e sociais, especialmente em temas de grande apelo popular, como a isenção do IR para a classe média. A ampliação dos investimentos também ocorre em meio a um contexto político de disputa por narrativas e de preparação para o ano eleitoral de 2026, embora o governo negue que a publicidade tenha caráter eleitoral.


Fonte: Rádio Poty

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