Vacina pode prevenir câncer colorretal e de pâncreas, indica estudo


Uma nova vacina contra o câncer mostrou resultados promissores em pacientes com tumores pancreáticos e colorretais, segundo estudo publicado na revista Nature Medicine. Desenvolvida pela UCLA, a vacina estimulou respostas imunológicas duradouras e demonstrou eficácia em tumores com mutações no gene KRAS, comuns em 90% dos casos de câncer de pâncreas e 50% dos colorretais. O imunizante pode ajudar a prevenir a recorrência da doença em pacientes de alto risco.


“Este é um avanço empolgante para pacientes com cânceres induzidos por KRAS, especialmente câncer de pâncreas, onde a recorrência após o tratamento padrão é quase certa e as opções terapêuticas são limitadas”, afirmou Zev Wainberg, primeiro autor do estudo e professor de medicina na Escola de Medicina David Geffen (UCLA). “Pacientes que desenvolveram fortes respostas imunológicas permaneceram livres da doença e sobreviveram por muito mais tempo do que o esperado”, completou.


A vacina ELI-002 2P, pronta para uso e não personalizada, mostrou-se capaz de treinar o sistema imunológico para atacar células cancerígenas. Em um ensaio com 25 pacientes (20 com câncer pancreático e 5 com colorretal) pós-cirurgia e com risco de recidiva, a vacina induziu resposta imunológica. A próxima fase será um estudo ampliado de fase 2.


Fonte: @asabrancafm
Postagem Anterior Próxima Postagem