Quinze motociclistas de aplicativos foram presos em flagrante no Porto das Dunas (Aquiraz-CE) por fraudes na 99 e Uber para inflar preços. Eles usavam perfis falsos ou de terceiros para criar corridas falsas, aumentar a tarifa dinâmica e ganhar bônus. O grupo já era investigado em Cascavel e alguns membros estavam banidos das plataformas, recorrendo a contas de terceiros para continuar atuando.
Segundo o delegado, as fraudes eram praticadas em cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, como Aquiraz e Cascavel, onde a menor demanda facilitava o esquema e a exclusão de outros motociclistas.
"Em diversos pontos, eles criam grupos, a partir de aplicativos de mensagem. Em cidades como Aquiraz e Cascavel, eles têm a possibilidade maior, devido à população menor, para realizar isso. Você tem condições de controlar melhor quantos motoristas têm ali naquela cidade, quantos estão rodando. Na cidade de Fortaleza, eles têm uma dificuldade maior, porque tem muita gente e uma demanda maior", explica Josafat.
Os motociclistas presos foram autuados por extorsão, associação criminosa e crimes contra a ordem econômica, podendo pegar mais de 20 anos de prisão. As empresas 99 e Uber foram contatadas, mas ainda não se manifestaram.
Fonte: DN


