Entenda como a fake news sobre a morte de Donald Trump se espalhou



Desde a madrugada de sábado (30/08), circularam amplamente nas redes sociais dos EUA boatos sobre a morte do presidente Donald Trump. A informação, no entanto, é falsa: ele foi visto na manhã do mesmo dia ao lado de sua neta Kai Trump, saindo da Casa Branca.



As especulações surgiram devido à agenda pública vazia de Trump no fim de semana e à ausência de declarações desde terça-feira (26/08). Internautas também usaram uma foto de um hematoma em sua mão — que viralizou durante a semana — para reforçar a narrativa de que ele estaria gravemente doente.



Outro fator que alimentou os rumores foi a posição da bandeira dos EUA na Casa Branca, hasteada a meio-mastro e voltada para o prédio. Muitos interpretaram isso como um sinal de luto oficial pela morte do presidente.

No entanto, a agência AFP registrou imagens de Trump e sua neta deixando a Casa Branca com uma comitiva, rumo ao campo de golfe Trump National, em Sterling, Virgínia. Jornalistas já aguardavam no local, e vídeos no X (Twitter) e Instagram mostraram o presidente com a mesma roupa da foto oficial, incluindo seu tradicional boné vermelho com a inscrição “Make America Great Again”.



A posição da bandeira foi explicada como um ato de luto nacional pelo ataque a uma igreja em Minneapolis, onde um atirador matou duas crianças e feriu outras 17 pessoas. Assim, a bandeira estava a meio-mastro em respeito às vítimas, e não por qualquer evento relacionado ao presidente.


Fonte: Olhar Digital 
Postagem Anterior Próxima Postagem