Nesta terça-feira (22), a Terra registrou o dia mais curto do ano até agora, com 1,38 milissegundo a menos que o normal. Isso ocorre devido a uma aceleração na rotação do planeta em seu próprio eixo, conforme o Observatório Nacional. Apesar de parecer insignificante (um piscar de olhos é 300 vezes mais longo), esses eventos têm se tornado mais frequentes.
Causas e Tendências da Rotação Terrestre
Grandes terremotos, o movimento do núcleo da Terra e até a distância da Lua podem influenciar a velocidade de rotação, mas não há uma explicação definitiva para essas acelerações. O pesquisador Fernando Roig, do Observatório Nacional, explica que a complexidade de monitorar todos os eventos e suas combinações dificulta a identificação de causas específicas.
Apesar dessas acelerações momentâneas, a tendência geral da rotação da Terra é de desaceleração ao longo de milhões de anos. Não há previsão de que um dia chegue a durar 25 horas, pois, segundo estimativas, o tempo necessário para isso excederia a vida restante do Sol.
Recordes de Dias Curtos
O recorde anterior de dia mais curto, de um milissegundo a menos, foi registrado em 2020 e tem sido batido quase anualmente. Em 5 de julho de 2024, o desvio foi de 1,66 milissegundo a menos. Este ano, 9 de julho já foi um dia mais curto, e 5 de agosto pode vir a ser ainda mais breve que esta terça-feira.
Fonte: agenciabrasil


