O humorista Augusto César Barreto, conhecido como Augusto Bonequeiro, faleceu nesta terça-feira (04/11) em Fortaleza, aos 74 anos. Diagnosticado com Parkinson há 14 anos, ele vinha enfrentando um agravamento de sua condição de saúde nos últimos anos. Ainda não há informações oficiais da família sobre as causas do óbito.
Natural de Escada, em Pernambuco, Augusto descobriu sua vocação para o teatro de bonecos enquanto lecionava educação artística em escolas públicas. Transferiu-se para Fortaleza em 1980 e tornou-se uma figura central na cena cultural local, contribuindo decisivamente para a preservação e o desenvolvimento dessa linguagem artística no Ceará.
Foi um dos fundadores do núcleo cearense da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e chegou a atuar como diretor do Teatro José de Alencar. Seu trabalho em Fortaleza lhe rendeu reconhecimento nacional e projeção internacional, consolidando a cidade como base de sua vida pessoal e artística.
Tornou-se amplamente conhecido pelo programa Botando Boneco, exibido com sucesso na TV cearense do final dos anos 1990 ao início dos anos 2000, ao lado do boneco “Seu Encrenca” e da atriz Hiramisa Serra, com quem criou uma parceria marcante no entretenimento regional.
Fonte: GC+
📱 Siga o @mtnews2025
