Cinco iniciativas desenvolvidas em escolas públicas dos municípios de Barro, Fortaleza, Antonina do Norte e o municipio de Monsenhor Tabosa foram selecionadas como vencedoras do Prêmio Terra de Sabidos 2025, promovido pelo Diário do Nordeste. A escolha foi feita por um júri especializado, que avaliou propostas capazes de inspirar, transformar e destacar o que há de mais inovador na educação pública cearense.
A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o dia 29 de outubro, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, e será realizada pelo Sistema Verdes Mares (SVM). Ao todo, foram recebidas 199 inscrições válidas, representando ações educacionais de 71 cidades do estado, envolvendo tanto redes municipais quanto estaduais.
Criado em 2025, o prêmio é uma extensão da série jornalística “Terra de Sabidos”, publicada anualmente desde 2022 pelo Diário do Nordeste, com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a práticas pedagógicas de impacto nas escolas públicas de educação básica. A iniciativa foi aberta à participação de estudantes, professores, coordenadores e gestores escolares.
Do total de inscrições aceitas, 106 vieram da rede estadual de ensino e 93 das redes municipais, demonstrando um amplo engajamento de diferentes atores da comunidade educacional cearense. O projeto conta com apoio de patrocinadores, embora a informação tenha sido interrompida no texto original.
Fonte: Diario do Nordeste
