SUS passará a testar autismo precocemente aos 16 meses


O Ministério da Saúde lançou, na quinta-feira (18/09), uma nova linha de cuidado para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de fortalecer a atenção e o suporte a esse público. A principal recomendação é a realização do teste M-Chat, voltado para diagnóstico precoce em crianças de 16 a 30 meses, aplicado por meio de questionário na Caderneta Digital da Criança e no prontuário eletrônico E-SUS.


O ministro Alexandre Padilha destacou que esta é a primeira vez que o Ministério estabelece uma linha de cuidado específica para o TEA, priorizando o diagnóstico e as intervenções precoces, mesmo antes da confirmação formal, visando impactar positivamente a autonomia e a interação social futura da criança. Também é incentivado o uso do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que garante um plano de tratamento personalizado, além de reforçar a parceria entre equipes multiprofissionais e famílias.


A nova diretriz ainda orienta os fluxos de encaminhamento, indicando quando pacientes atendidos nos Centros Especializados em Reabilitação (CER) devem ser direcionados a outros serviços, como os de saúde mental, em casos de sofrimento psíquico. Além disso, enfatiza o acolhimento e apoio às famílias, prevendo ações de orientação, grupos de suporte e capacitação de profissionais da atenção primária para fortalecer a colaboração entre cuidadores e a equipe de saúde.


Fonte: Asa Branca FM
Postagem Anterior Próxima Postagem