O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, anunciou no sábado (13/09) que ordenou a revogação do visto de um médico brasileiro — o neurocirurgião Ricardo Barbosa — por ter celebrado publicamente o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. Landau afirmou que também foi emitido um “alerta” para impedir que ele obtenha qualquer visto futuro aos Estados Unidos.
Em postagem no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.” A mensagem, compartilhada pelo vereador Thiago Medina (PL-PE), gerou repercussão nacional e internacional. Landau classificou o comentário como “assustador” e questionou se o profissional realmente segue o juramento hipocrático de “não fazer mal”.
Médico é demitido e investigado no Brasil
Após a polêmica, a Recife Day Clinic, onde Barbosa atuava, o desligou definitivamente, afirmando que suas palavras “não refletem os valores e princípios da instituição”. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) confirmou ter recebido denúncia contra um profissional inscrito e iniciará apuração.
A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia repudiou publicamente o comentário e informou que está adotando “medidas cabíveis”. A CNN tentou contato com Barbosa, mas ele recusou-se a responder, pedindo que seu advogado fale por ele — ainda sem resposta até o momento.




