Lula e Putin conversaram por telefone por 40 minutos neste sábado (9) sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, incluindo negociações com os EUA e esforços recentes pela paz. Eles já haviam discutido o tema em maio, durante encontro em Moscou.
Putin e Trump devem se reunir no Alasca na próxima semana para discutir proposta russa de encerrar a guerra em troca do leste da Ucrânia. Lula reforçou a defesa de uma solução pacífica e dialogada para o conflito.
"Lula reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China", diz a nota.
Lula defende que Rússia e Ucrânia negociem um cessar-fogo e propõe que outros países, com apoio da ONU, conduzam as tratativas de paz.
Lula e Putin discutiram a guerra na Ucrânia e o cenário político e econômico internacional, em ligação feita após os EUA elevarem para 50% a tarifa sobre exportações brasileiras e Donald Trump criticar o Brics.
O Palácio do Planalto informou que o Brics também foi tema da conversa deste sábado.
"O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano", diz o comunicado.
Fonte: G1