O presidente Lula afirmou, em entrevista à Reuters, que está disposto a negociar minerais críticos com outros países e atrair empresas estrangeiras para explorá-los no Brasil, como forma de reduzir o impacto das tarifas impostas pelos EUA sob o governo Trump. Ele anunciou a criação de um conselho vinculado à Presidência para tratar o tema como questão de soberania nacional. Além disso, Lula planeja discutir uma resposta conjunta entre os países do Brics, conversando com líderes como Xi Jinping (China) e Narendra Modi (Índia), durante seu mandato à frente do bloco até dezembro.
A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros entrou em vigor nesta quarta-feira, assim como sobre a Índia, devido às importações de produtos russos, segundo os EUA. Em resposta, o presidente Lula destacou a importância de investir na produção nacional de itens com minerais críticos, afirmando que o Brasil não deve apenas exportar matérias-primas, mas também agregar valor aos produtos internamente.
OUTRAS MEDIDAS
O governo brasileiro acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) com um pedido de consulta contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas de 50% impostas por Trump. A decisão foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores e já havia sido autorizada pelo Conselho Estratégico da Camex na segunda-feira (4), como parte de uma estratégia de reação às medidas tarifárias.
Fonte: DN