Instituto recebe tecnologia para detectar câncer de colo do útero no Ceará


O Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará recebeu a comitiva do Ministério da Saúde para lançar o novo modelo de rastreamento do câncer de colo do útero por teste de DNA-HPV. A iniciativa, que integra o SUS, foi destacada como avanço na prevenção e cuidado à população. Além do Ceará, outros 10 estados e o Distrito Federal também iniciaram o projeto, que deve alcançar todo o país até 2026.


O novo rastreamento do câncer de colo do útero tem como público-alvo mulheres cisgênero, homens trans, pessoas não binárias, de gênero fluido e intersexuais com sistema reprodutivo feminino. O teste de DNA-HPV, agora acessível pelo SUS, busca reduzir as cerca de 6 mil mortes anuais no Brasil causadas pela descoberta tardia da doença. Autoridades destacaram a importância da tecnologia aliada à vacinação contra o HPV para prevenir e erradicar o câncer, que registra mais de 17 mil novos casos anuais no país. O Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará reforçou seu compromisso com a saúde da mulher e a prevenção ginecológica.


O novo teste de DNA-HPV, parte do Programa Agora Tem Especialistas, detecta 14 tipos do vírus e será gradualmente implementado no SUS, substituindo o Papanicolau (que ficará apenas para confirmação de casos positivos). Mais sensível e eficiente, o exame beneficia também mulheres assintomáticas, reduz exames desnecessários, amplia o intervalo entre coletas negativas e garante acesso a áreas remotas. A meta é alcançar todo o país até 2026, atendendo cerca de 7 milhões de mulheres entre 25 e 64 anos por ano.


Fonte: ceara.gov
Postagem Anterior Próxima Postagem