O encontro entre o Presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores no Palácio da Alvorada não estava na agenda oficial e ocorreu um dia após os Estados Unidos revogarem os vistos americanos de Alexandre de Moraes, ministro do STF, de seus aliados e de seus familiares diretos.
Neste sábado, 19/07, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu no Palácio da Alvorada com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Este encontro, que não estava previsto na agenda presidencial, ocorreu um dia após os Estados Unidos revogarem os vistos americanos do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, bem como de seus aliados e familiares imediatos.
Em nota divulgada hoje, Lula expressou "solidariedade e apoio" aos ministros do STF afetados pela medida, classificando-a como "arbitrária e sem fundamento".
O Presidente Lula convocou o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao Palácio da Alvorada para discutir os planos da viagem presidencial ao Chile, que ocorrerá neste domingo (20).
Na segunda-feira (21), Lula participará de uma cúpula sobre democracia com os presidentes do Chile, Uruguai e Colômbia, além do primeiro-ministro da Espanha.
Embora o foco principal fosse a viagem, interlocutores indicaram que Lula também discutiu a crise com os EUA durante o encontro com Vieira e outros auxiliares.
Fonte: g1