O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou nesta sexta-feira (25/07) a operação "Lavatio", que apura o uso de empresas e pessoas "laranjas" e superfaturamento em contrato de limpeza pública da Prefeitura de Lavras da Mangabeira. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Lavras da Mangabeira, Fortaleza, Icó, Juazeiro do Norte e Maracanaú, com apoio da Polícia Civil e promotores de Justiça.
A Procap investiga suspeitas de superfaturamento e inexecução de contrato de limpeza pública em Lavras da Mangabeira, além do uso de "laranjas" e possíveis crimes como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa. Há indícios de envolvimento de autoridade com foro privilegiado. O contrato investigado soma R$ 6,4 milhões.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Lavras da Mangabeira, na empresa investigada e em residências de agentes públicos e empresários. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. As ordens partiram do TJCE, com base em investigação criminal da Procap.
Fonte: CN7