Lula diz que Brasil vai taxar big techs dos EUA

 Presidente declara que, apesar de Donald Trump não querer que as empresas paguem impostos, o Brasil vai implementar a medida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que o Brasil vai passar a cobrar imposto das big techs dos Estados Unidos, mas não deu detalhes de como fará isso. Segundo ele, o presidente norte-americano, Donald Trump (republicano), erra na questão de superavit com o Brasil.


“Ele [Donald Trump] não tinha informação da questão comercial. Eles são superavitários. Ele disse: ‘Eu não quero que as empresas de plataforma norte-americanas sejam cobradas no Brasil’. O mundo tem que saber que o Brasil só é soberano porque o povo brasileiro tem orgulho desse país. E eu queria dizer para vocês que a gente vai julgar e vai cobrar imposto das empresas digitais norte-americanas”, afirmou o petista na abertura do 60º Conune (Congresso da União Nacional dos Estudantes), em Goiânia.


As declarações foram dadas depois de os EUA iniciarem uma investigação comercial contra o Brasil que irá analisar medidas adotadas pelo governo Lula que possam “prejudicar” big techs norte-americanas. A apuração foi determinada por Trump. O republicano anunciou em 9 de julho uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros.

Lula também voltou a defender o multilateralismo e declarou que Trump não sabe fazer “10%” das negociações que ele faz desde que nasceu.

“Eu nasci aprendendo a fazer negociação. Eu tenho certeza que o presidente norte-americano jamais negociou 10% do que eu já negociei na minha vida. Então, se tem uma coisa que eu sei na vida, é negociar. Então, o Brasil é defensor do multilateralismo, porque depois da 2ª Guerra Mundial, o multilateralismo permitiu que os Estados pudessem viver mais ou menos em harmonia, com respeito à soberania de cada Estado. Nada é conseguido na marra, mas é conseguido na boa conversa”, disse.

Fonte: poder360

 

Postagem Anterior Próxima Postagem