As prisões foram por determinação da desembargadora Vanja Fontenele
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), em ação conjunta com as polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE), deflagrou nesta sexta-feira (18) a operação Subterfúgio, que investiga suspeitas de superfaturamento e inexecução contratual em serviços de limpeza pública da Prefeitura de Ibiapina. Por determinação da desembargadora Vanja Fontenele, foram presos o empresário e ex-deputado federal Totonho Lopes e Marcos Douglas, pregoeiro do município.
A operação cumpre três mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em imóveis residenciais, na sede da Prefeitura de Ibiapina e na empresa investigada, além de locais em Hidrolândia, Ipu, São Benedito e Fortaleza. A ofensiva desta sexta é um desdobramento da operação realizada nesta quinta-feira (17), que resultou na prisão do ex-candidato a prefeito de Hidrolândia, Jerbinho Totonho, cujas empresas, incluindo a construtora Nova Hidrolândia, são alvo de investigação por obras na Serra da Ibiapaba.
De acordo com a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), "há indícios de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, com possível envolvimento de autoridade com foro por prerrogativa de função". O contrato investigado atinge o valor de R$ 6.437.762,42. Documentos e equipamentos eletrônicos foram apreendidos para análise.
Fonte: CN7