Donald Trump anuncia taxa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1° de agosto

 Mais cedo, Trump já havia falado que iria anunciar uma tarifa referente ao Brasil, pois o país "não tem sido bom"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) planos para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, criticando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que o republicano classificou como uma "caça às bruxas".


Em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Trump condenou o tratamento dado a Bolsonaro como uma "vergonha internacional", acrescentando que o julgamento "não deveria estar acontecendo".

BRASIL ‘NÃO TEM SIDO BOM’

Mais cedo, Trump já havia falado que iria anunciar uma tarifa referente ao Brasil, pois o país "não tem sido bom" para a nação norte-americana. Trump começou nesta quarta a enviar sua segunda leva de cartas para notificar parceiros comerciais. 

“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom. [...] Vamos divulgar um número referente ao Brasil ainda esta tarde ou amanhã de manhã", informou Trump a repórteres durante evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca. 

Trump afirmou que as novas taxas vão se basear em "fatos muito, muito substanciais" e em "histórico anterior", quando falou sobre as tarifas para produtos importados do Brasil. 

Segundo o g1, a aplicação de tarifas é para corrigir a balança comercial norte-americana, pois dados do Ministério do Desenvolvimento mostram que o país tem registrado déficits comerciais seguidos com os EUA desde 2009. 

Até o momento, novas taxas também foram anunciadas para sete países: Argélia, Brunei, Filipinas, Iraque, Líbia, Moldávia e Sri Lanka.

Fonte: DN

 
Postagem Anterior Próxima Postagem