Boulos aciona PGR contra Tarcísio por ajuda a Bolsonaro

 O deputado acusa o governador de São Paulo de ter buscado ministros do STF para permitir que ex-presidente viajasse aos EUA para negociar com Trump; Tarcísio nega

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) protocolou uma representação na PGR (Procuradoria Geral da República) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).


A ação ocorreu na 6ª feira (11.jul.2025) e solicita (PDF – 185 kB) a investigação sobre suposta tentativa do governador de facilitar a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do Brasil ao solicitar a liberação do passaporte dele a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). À CNN, nessa 6ª feira (11.jul), Tarcísio negou que tenha ido ao Supremo com este objetivo: “Não houve isso”, disse.


O deputado federal baseia o pedido no crime de favorecimento pessoal –caracterizado pela tentativa de auxiliar alguém a escapar da Justiça. A representação foi motivada por publicações na imprensa que indicam que Tarcísio teria contatado integrantes do STF para pedir a devolução do documento de viagem de Bolsonaro.

“São Paulo é o Estado que mais perde com a taxação do Trump. E o que Tarcísio de Freitas fez sobre isso? Ligou para os ministros do STF pedindo que liberassem Bolsonaro para viajar aos EUA e ‘negociar a pacificação’”, escreveu Boulos.

Na representação enviada à PGR, Boulos argumenta que a atuação de Tarcísio configuraria uma tentativa de “afastar o ex-presidente e réu Jair Bolsonaro da jurisdição pátria do Supremo Tribunal Federal, impedindo a aplicação da lei penal”.

O governador paulista teria sugerido que o ex-presidente viajasse aos EUA para negociar diretamente com Donald Trump sobre as tarifas de 50% impostas a produtos brasileiros –o tarifaço entra em vigor no dia 1º de agosto.

Bolsonaro está sem passaporte desde fevereiro de 2024, quando o documento foi apreendido em operação da PF (Polícia Federal). Ele é réu em ação penal no STF que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado em 2022.

Fonte: poder360

 

Postagem Anterior Próxima Postagem