Vida em Marte? Nova descoberta da Nasa pode reforçar tese de vida no planeta

Pesquisadores da Nasa anunciaram nesta semana uma nova descoberta que pode fortalecer a tese de existência de vida em Marte.

O rover Curiosity, da Agência Espacial americana, coletou os maiores compostos orgânicos já encontrados no planeta vermelho. As novas evidências, retiradas de uma rocha, foram divulgadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

De acordo com os cientistas, essas moléculas contêm entre 10 e 12 átomos de carbono consecutivos e são parecidos com os ácidos graxos encontrados na Terra, elementos frequentemente associados à vida devido à participação no processo de formação das membranas celulares.

Apesar disso, os pesquisadores explicaram que os ácidos graxos não dependem exclusivamente de atividade biológica, eles também podem existir a partir de reações químicas desencadeadas por processos geológicos, incluindo a interação da água com minerais em fontes hidrotermais.

A nova descoberta foi possível com o auxílio do instrumento SAM (Análise de Amostras em Marte), que estava a bordo do robô Curiosity da Nasa. As novas evidências sobre Marte são um passo significativo para ampliar o conhecimento sobre o planeta vermelho, mesmo que ainda não seja possível detectar a origem desses fragmentos coletados.

Fonte: gazetadopovo 



Postagem Anterior Próxima Postagem