Fase 2 do projeto inclui 144 km de ferrovia entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo.
A fase 2 da ferrovia Transnordestina, no trecho entre Eliseu Martins e São Miguel do Fidalgo (PI), pode ser concluída até 2027 — um ano e meio antes do prazo inicial, que era 2029.
A fase 2 da Transnordestina compreende 144 km de ferrovia que ligam a região agrícola do Matopiba ao Porto do Pecém, no Ceará. O presidente da Transnordestina Logística S.A., Tufi Daher Filho, anunciou a possível antecipação da obra durante visita do presidente Lula a um trecho já concluído, em Missão Velha (CE), nesta sexta-feira (18).
"A previsão de a gente fazer a fase 2, de 144 km, era de 2027 a 2029. Tem 35% pronto. Vou adiantar em 1 ano e meio. Vou começar em 2026 junto com essas obras (trechos 9 e 10 que compreendem dos municípios de Baturité até Caucaia) e vamos fazer lá no Piauí. Até 2027, 2028, vamos acabar inclusive até Eliseu Martins (PI)", diz, Tufi em seu discurso, pedindo que fosse avisado ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).
A ferrovia Transnordestina terá 1.206 km nas fases 1 e 2 e será usada para transportar grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério.
Obras da fase 1 da Transnordestina
Em junho, foi autorizada a construção do lote 8 da ferrovia no trecho Missão Velha – Pecém. Outros cinco lotes (4, 5, 6, 7 e 11) já estão em andamento, cobrindo a região central do Ceará e o acesso ao Porto do Pecém.
Faltam apenas os lotes 9 e 10 para concluir a fase 1 da Transnordestina, com contratação prevista ainda para este ano. A obra, orçada em R$ 15 bilhões, é financiada por CSN, Infra, Finor, BNDES, BNB e Sudene.
Fonte: DN